Recipe in English – bellow
Pois é, sabiam que a partir dos frutos que surgem após a floração da Tileira é possivel fazer uma espécie de chocolate e café?
Há uns anos quando ouvi falar pela primeira vez acerca desta possibilidade fiquei cheia de vontade de por mãos à obra e experimentar. No entanto a época já ia avançada e não consegui. Depois também não era muito fácil encontrar informação acerca do método utilizado para obter esta relíquia. Ate que finalmente este ano decidi investigar mais a fundo e encontrei o método mais comum para proceder então à elaboração do chocolate de Tília.
Entretanto, se quiseres saber mais acerca da história e das propriedades medicinais desta árvore tão bonita e frondosa, podes ler o nosso artigo acerca dela aqui:
Tília – Seus usos medicinais & gastronómicos
Antes da receita propriamente dita, deixo-vos algumas dicas para a colheita dos frutos:
- Para esta receita são utilizados os frutinhos verdes que surgem logo após a floração da Tília. Por vezes descuidamo-nos na colheita da flor de Tília e esta já deu lugar as bolinhas verdes rijas. São essas bolinhas que devemos colher para a nossa receita.
- As bolinhas devem estar verdes e ainda moles, pois quando estas amadurecem ficam demasiado rijas e já não são desejáveis.
- Para facilitar a colheita e limpeza dos frutos, colhe a bráctea completa, depois em casa é mais fácil retirar os frutinhos sem que estes venham com pedacinhos de píncaro agarrados.
Método para processar os frutinhos da Tília
- Colher os frutos e limpá-los, deveremos utilizar apenas os frutos livres dos seus píncaros.
- Num tabuleiro de ir ao forno espalhamos os frutos.
- Levar ao forno pré-aquecido a 160º cerca de 45 min – 1 hora (ir vigiando para não queimar!) Mexer de vez em quando para que torrem uniformemente. Eles estarão prontos quando ficarem com um tom leve acastanhado e com uma aroma torrado muito agradável.
- Retirar dos forno e deixar arrefecer.
- Num moinho de especiarias pulverizamos todos os frutinhos tostados.
- Passar num passador de rede para descartar qualquer pedacito maior.
Chocolates de Tília
Ingredientes
- 45 gr pó das sementes
- 3 c. sopa de margarina vegetal amolecida
- 2 c. sopa açúcar mascavado pulverizado
- pitada de sal
- pitada de baunilha
Método
Misturar todos os ingredientes, adicionar mais açúcar caso necessário. Moldar em bolinhas e refrigerar.
E é assim a nossa receita, super simples e diferente, capaz de surpreender os mais gulosos.
Notas
Poderão usar algum outro tipo de adoçante como xarope de ácer ou agave, mas para tal deverão reduzir a gordura para que os chocolates não fiquem demasiado moles.
Outro uso espetacular destes frutinhos!
Café de Tília!
Quando estava a meio do processo, a tostar estas sementes maravilhosas ocorreu-me: por que não experimentar usá-las como substituto do café ou uma espécie de chocolate quente?
E assim foi, no fim de pulverizar as aromáticas sementes, reservei uma porção para testar enquanto bebida quente. Para tal, usei uma french press. Para uma cafeteira pequena de 500ml usei 2 c. sopa das partes mais grosseiras que resultaram da pulverização das sementes tostadas. Verti água a ferver e aguardei uns minutos. Pressionei o filtro et voi-là! Eis que obtive um liquido super aromático, nada amargo que se bebe muito bem sem adição de adoçante! Agora só me falta experimentar um Tília latte!
Em tom final
É tão bom descobrir e experimentar novos usos para as plantas alimentícias não convencionais! E a Tília sinto que é uma daquelas árvores que, sendo tão abundante nas nossas vilas e cidades, se calhar poderia ser mais utilizada para outros fins. Ainda mais quando falamos que uma árvore só poderá substituir ambos o chocolate e o café que tanto viajam para chegar às nossas mesas!
Se experimentarem as receitas partilhem connosco as vossas experiencias! Estamos curiosos e gostaríamos de saber como correu!
No nosso instagram vamos deixar um reel acerca do processo. Espreitem!