A descoberta da possibilidade de fazer bebidas gasificadas em casa e de forma natural foi um enorme progresso no nosso estilo de vida sustentável. Há muito que tinha curiosidade em experimentar esse “bichinho” a que chamam de ginger bug. Esse bug maravilhoso que nos permite criar bebidas com gás, e acima de tudo bebidas saudáveis e repletas de probióticos.
Antes de mais nada deixem-me então explicar o que é isto do Ginger bug.
Então, o ginger bug é na sua essência uma mistura de gengibre fresco ralado com água e açúcar que foi fermentada até formar bolhinhas e espuma. Já experimentaste “cerveja” de gengibre? Esse mesmo bug pode ser usado na preparação da famosa cerveja de gengibre ou root beer e claro em mil uma variedades de sodas ou limonadas de frutas e ervas.
No fundo o ginger bug funciona à semelhança do fermento natural de pão ou sour dough, que contém bactérias e leveduras responsáveis pela fermentação do pão. Assim como as Mães do kombucha que servem para fazer fermentar o chá, o ginger bug é um fermento natural que nos permite fazer refrigerantes fermentados em casa.
Como funciona o ginger bug
De acordo com a ciência, ao misturarmos gengibre e açúcar com água e deixarmos repousar à temperatura ambiente, estamos a criar um ambiente propício a que certas bactérias selvagens e leveduras se possam desenvolver. Pois essas bactérias e leveduras já existem naturalmente na nossa cozinha e também no próprio gengibre. Ao alimentarem-se do açúcar estes microrganismos selvagens produzem dióxido de carbono o que resulta em bebidas naturalmente gaseificadas.
Bebidas deliciosas e saudáveis
Para além de bebidas deliciosas e naturalmente fermentadas podemos beneficiar das qualidades probióticas que este tipo de bebida nos proporciona.
Como o ginger bug é um produto fermentado, as bebidas produzidas com a sua ajuda serão naturalmente ricas em probióticos como é o caso das bactérias lactobacillus e outras leveduras selvagens. Estes microrganismos vivos tem a capacidade de melhorar a nossa saúde metabólica e digestiva, enquanto fortalecem o sistema imunitário.
Além disso o gengibre em si é uma planta condimentar com propriedades medicinais. Sabiam por exemplo que o gengibre promove uma boa digestão? Que ajuda a controlar as náuseas e enjoos matinais. Ele promove ainda a circulação aquecendo todo o nosso corpo. Há ainda estudos que referem que o gengibre modula a libertação de insulina, regulando assim a quantidade de açúcar no sangue.
Dito isto, as bebidas feitas com o ginger bug para além de serem saborosas trazem inúmeros benefícios para a tua saúde!
Como fazer esse “bichinho” a que chamam de ginger bug
Para fazermos um ginger bug necessitaremos sempre de alguns dias para começar. Assim que o bug esteja bem de saúde é só uma questão de o ir alimentando e mantendo-o activo antes de cada utilização.
Ingredientes
- 500 ml de àgua
- 30 gr gengibre fresco ralado
- 2 c.sopa de açúcar
Modo de preparo
- Num tacho aquecer a água e dissolver o açúcar.
- Deixar arrefecer à temperatura ambiente.
- Colocar o gengibre ralado num frasco e cobrir com a solução açucarada.
- Tampar o frasco com um tecido limpo e um elástico. Guardar à temperatura ambiente durante 24h.
Nos 5 dias seguintes
- Alimentar o bug com 1 c. chá de açúcar e cerca de 1 cm de raiz de gengibre ralada.
- Ao final de 3 -4 dias, deverá mostrar sinais de fermentação e começar a produzir bolhinhas. Deverá ter um cheiro agradável a gengibre fermentado.
- Será nesta fase que o teu ginger bug estará pronto a ser usado.
Como usar o ginger bug
Antecipadamente convém frisar que, antes de cada utilização, o ginger bug deverá ser refrescado/ alimentado umas horas antes ou na noite anterior. Dependendo da temperatura ambiente da tua cozinha, quanto mais frio mais lenta será a sua actividade. Entre utilizações deverá ser guardado no frigorifico o que fará com que as bactérias e leveduras fiquem dormentes. No fundo, e de novo, à semelhança da sourdough strater do pão.
Para cada utilização vamos usar 100 ml. do liquido do ginger bug que deverá ser filtrado.
Para cada 1700 ml de sumo de fruta/ infusão, usaremos 100 ml de ginger bug e 300 gr de açúcar.
(exemplo de receita mais a baixo)
Notas acerca do açúcar/ adoçante
Opta por açúcar ou outro adoçante calórico.
Os fermentos e leveduras naturais presentes no ginger bug necessitam do açúcar para se desenvolverem. Assim, o açúcar é a escolha mais comum, mas há quem use outros adoçantes tipo mel ou xarope de agave (confesso que nunca experimentei). Aqui em casa optamos sempre pelo açúcar branco de cana, por ser também o que menos sabor tem. Desta forma não afectará o sabor final do nosso refrigerante. Como algumas ervas tem um sabor bastante delicado o uso de outro adoçante pode prejudicar o sabor final.
Notas sobre a água
A saber, a água usada quer no ginger bug quer nos refrigerantes deverá ser água de nascente. Pois as águas da rede contêm cloro que inibe e mata os microrganismos responsáveis pela fermentação.
A nossa receita de Fanta Natural
Ingredientes
700 ml de sumo natural de laranja espremido na hora
1000 ml de água filtrada sem cloro
100 ml de ginger bug
300 gr de açúcar branco de cana
Modo de preparo
Em primeiro lugar colocar num tacho o sumo de laranja, a água e o açúcar. Levar a lume brando até que o açúcar se dissolva.
Retirar do lume e deixar arrefecer até à temperatura ambiente.
Nesta altura adicionar 100ml de ginger bug filtrado ao sumo adoçado.
Em seguida verter para garrafas limpas com tampa de mola. Não encher completamente, deixar sempre uns centímetros do topo.
por último deixar as garrafas cerca de 3 dias à temperatura ambiente (este prazo pode variar consoante a temperatura lá fora, no Verão a fermentação é mais rápida e vigorosa e no Inverno será o oposto) Isto permitirá que o ginger bug tome conta do resto da bebida e transforme o liquido numa deliciosa soda fermentada.
Finalmente, depois dos 3 dias de fermentação guardar no frigorífico e beber dentro de uma semana.
Por fim servir fresco e cuidado ao abrir! Pois alguns dos refrigerantes fermentam demasiado e tem uma força explosiva incrível!
Outras variáveis e sugestões para usar com esse “bichinho” a que chamam de ginger bug.
Sumo de lima + infusão de lúcia lima
Mirtilo + lima
Amora + limão
Dêem aas à vossa imaginação!
Quero ver outras receitas da Pharmácia das Ervas!