Ervas medicinaisErvas selvagens na cozinha

Morugem – Stelaria media

By 3 de Março, 2022 No Comments

Morugem ou erva-estrela

Há ainda quem a possa conhecer por merugem branca (pela sua florzinha branca) ou esparguta. Nomes à parte, todas as gentes que se passeiam e vivem no campo seguramente já se cruzaram com ela. A merugem gosta dos terrenos férteis normalmente usados para cultivo, em especial nas épocas de chuva farta.

Não haverá horta ou jardim onde a morugem não deite o pé.  Ela cresce viçosa por entre as hortaliças, embrenhando-se com tudo à sua volta. Em jeito tímido vai revelando as suas minúsculas flores brancas aqui a ali. É uma planta rasteira anual, com folhas verdes pequenas e viçosas, de caules desengonçados que depressa se misturam com o resto da vegetação. As suas flores pequeninas de forma estrelada são de cor branca; ao contrário de uma outra planta parecida apelidada de morrião, a qual as suas flores apresentam cor alaranjada ou azulada. Verifique sempre a cor das flores para ter a certeza da planta que pretende colher.

Vai uma salada selvagem?

A morugem é uma daquelas ervas facilmente categorizada como erva daninha, desvalorizando assim todo o seu potencial nutritivo e medicinal. Falando do seu valor nutricional, enquanto fresca, a morugem é uma excelente fonte de vitamina C e A, assim como vários minerais, entre eles o ferro, magnésio e o cálcio. Por isso da próxima vez que estiver a limpar a sua horta e cruzar-se com morugem guarde-a, e faça uma abundante salada! O sabor desta planta, embora herbáceo, é sublimemente compensado pela sua crocante e fresca textura. Pode acompanhar a salada com uma agradável vinagreta de alho que elevará a morugem a um nível gourmet.

O valor medicinal

Medicinalmente a morugem é uma planta bastante fresca, sendo por isso indicada para situações de pele inflamada, primeiros socorros de queimaduras, assim como picadas de insectos. Deve ser aplicada fresca, numa espécie de cataplasma, directamente sobre a área afectada. A longo prazo a morugem tem um efeito benéfico no tratamento de problemas crónicos como eczemas, varizes e outras inflamações de pele onde haja inflamação e comichão. Deve por isso ser usada externamente fresca, em cataplasma, ou em forma de pomada medicinal.

O uso interno da morugem, fresca em salada, ou seca em chá, está indicado para casos onde haja inflamação “quente” e que necessite de apaziguamento. Pode por isso ser usada em casos de gastrites, colites, inflamações a nível dos rins etc.

Alguns herbalistas defendem ainda que a morugem pode ter efeitos adelgaçantes, podendo ajudar potencialmente a perder peso. Esta teoria baseia-se no facto da morugem ser rica em compostos químicos designados de saponinas, cujo efeito se manifesta na dissolução de gorduras. Por ser também diurética, esta planta ajudará também a uma melhor eliminação de líquidos, potenciando a desintoxicação do corpo.

Uma vez que a morugem nem sempre se encontra disponível no seu estado fresco, deixo-vos uma sugestão de como preparar um óleo macerado desta planta. Com esse óleo pode depois preparar-se uma pomada cicatrizante com propriedades emolientes, que pode aplicar em queimaduras, picadas de insectos e também em eczemas entre outros problemas inflamatórios de pele.

Óleo de merugem

  • Colha, escolha e lave uma mão cheia de merugem. Sacuda o excesso de água e deixe enxugar algumas horas.
  • Coloque então a merugem num frasco de boca larga até ficar bem cheio.
  • Verta óleo de amêndoas doces ou azeite sobre a planta até que toda ela fique submersa.
  • Coloque o frasco numa janela solarenga durante duas semanas.
  • Vá agitando o frasco 1-2 vezes ao dia.
  • Passado o tempo de maceração filtre o óleo, espremendo bem, extraindo o máximo de óleo possível. É natural que o óleo tenha um cheiro um pouco intenso, no entanto, se verificar a presença de bolores descarte o preparado.
  • Guarde o óleo filtrado num frasco limpo ao abrigo da luz e em local fresco.

Nota: O óleo poderá ser usado só por si, mas a uma pomada ou bálsamo facilita a sua aplicação.

Pomada de morugem

  • Aquecer em banho maria 100 gr. de óleo macerado de merugem
  • Adicione ca. De 10 gr. De cera de vegetal ou de abelha.
  • Em lume brando mexa bem, até que a cera se dissolva.
  • Coloque num frasquinho ainda quente e tampe quando arrefecer.

E assim terá sempre à sua disposição pomada cicatrizante de morugem!

Boas alquimias!