Ervas medicinaisSaúde infantil natural

Papoila da Califórnia – Eschscholzia california

By 6 de Maio, 2021 No Comments
Papoila da California
Papoila da CaliforniaPapoila da Califórnia – Eschscholzia california

Confrontada com a beleza destas flores num baldio da nossa Serra do Caramulo, resolvi falar-vos um pouco sobre elas e a sua medicina.
De um inconfundível tom de laranja vivo, a papoila da califórnia é por vezes cultivada em jardins. À primeira vista não parece, mas esta papoila é uma planta bastante resiliente. Ela consegue resistir a secas bem como a pestes, motivo pela qual em alguns sítios se tornou uma planta invasiva.

Um pouco da história do seu nome botânico

O seu nome é uma homenagem ao Dr. Eschscholtz, um cirurgião e naturalista alemão. Este cientista acompanhava então uma expedição Russa à volta do mundo em navio em 1815. Quando a expedição atracou durante algum tempo em São Francisco (Califórnia), Eschscholtz e seu colega botânico de viagem decidem explorar a paisagem circundante. Nesse meio tempo descobrem esta bonita flor de cor laranja intenso. Procurando saber mais durante a sua estadia, descobrem ainda que esta planta seria utilizada pelos povos nativos como sedativo. Posteriormente a papoila laranja ganharia o seu nome oficial pelo qual é conhecida actualmente, “flor do estado da Califórnia.

Botanicamente falando, a papoila da Califórnia é de facto uma papoila verdadeira, membro da família Papaveraceae, e compartilha muitas características e princípios activos com seus parentes. No entanto, existe uma grande exceção – não é uma opiácea, e deste modo não se torna viciante. Muito pelo contrário, esta planta tem-se revelado eficaz no combate aos sintomas de abstinência de opióides, assim como Transtorno de Stress Pós-Traumático! É um verdadeiro narcótico, no verdadeiro sentido da palavra, pois promove o sono e possui propriedades antiespasmódicas e que ajudam ao relaxamento muscular.

Uma planta bastante segura

A papoila da Califórnia é relativamente segura, motivo pela qual é aconselhada mesmo até em crianças com dificuldade em adormecer ou que sofrem de hiperatividade.  Os Nativos Norte-Americanos, aconselhavam ainda o uso desta papoila no tratamento de cólicas biliares.

Como colher – Colha as partes áreas floridas e seque em local seco à sombra. Certifique-se de que o local onde colhe as plantas é livre de poluição.

Como usar – 1-2 colheres de chá da planta seca numa chávena de chá, verter água a ferver e deixar repousar tapado ca. 5-10 minutos.  Beber à noite de forma a promover um sono relaxado e regenerador.

Nota curiosa: Sempre que colho estas flores, para além de ficar com os dedos alaranjados, fico com um cheiro peculiar nas mãos, que muito se assemelha ao camarão. Por isso se este cheiro o incomodar, opte por usar luvas.

Lembre-se de que os conselhos apresentados nesta rúbrica não dispensam o aconselhamento de um profissional de saúde, seja ele médico de medicina convencional ou terapeuta natural. Cada caso é um caso, e existem plantas que podem interferir com a medicação convencional. Antes de colher/ usar qualquer planta para fins medicinais certifique-se do que está a colher. Seja responsável.

” Por vezes o dia tem de desaparecer para que possas mergulhar na escuridão exuberante da noite. Ao mesmo tempo os teus olhos, abertos ou fechados precisam da tinta escura do esquecimento. A papoila da Califórnia vive tanto no sol como na sombra. Abre as pétalas de dia e fecha-as quando chega a noite, cede com facilidade, sabendo que a ressurreição acontecerá ao romper da aurora. Não há problema dormir sem sonhar, a papoila acalma, para dormir profundamente e longe. Não temas. O dia chegará uma vez mais e tu poderás desabrochar e esticar as tuas pétalas. ”
Maia Toll

 

Papoilas da Califórnia