Ervas medicinaisErvas selvagens na cozinhaSaúde & Lar

Tília – Tília cordata /sp.

By 19 de Junho, 2020 No Comments
Tilia Flor

 

Tília – Tília cordata /sp.

Segundo a mitologia grega, quando a deusa Philyra deu à luz seu filho Chiron (um centauro), ficou tão transtornada com a aparência deste que o abandonou logo após o nascimento. Implorou então aos deuses que a transformassem em algo diferente de antropomórfico, pois não suportava a vergonha de ter tido um filho tão monstruoso. Então, os deuses transformaram-na numa árvore de tília. Philyra passa assim a ser conhecida como a deusa do perfume, da beleza e da cura. Daí a presença e o aroma da Tilia ser de uma beleza etérea quase fora deste mundo.

Quem nunca teve o privilégio se sentar à sombra de uma tileira em flor? O seu carinhoso aroma envolve-nos como se de um abraço de mãe se tratasse. De facto, é difícil ficar indiferente ao perfume exalado por esta árvore tão especial. Especial não só para nós humanos, mas para todos os insectos polinizadores que se regozijam com o banquete natural oferecido pelas flores de tília.

A tileira é uma árvore perene, de folha caduca, que por esta altura do ano floresce por esses quintais fora. Para além do aroma agradável, oferece-nos também uma sombra refrescante nos dias de mais calor, daí ser uma árvore de eleição em espaços urbanos.

Os seus usos na medicina & gastronomia

A nível gastronómico podem ser usadas as folhas jovens desta árvore, cozinhas em sopas ou guisados. Por serem muitas ricas em mucilagem as folhas jovens são um regalo para problemas gástricos, criando uma espécie de pelicula protectora ao longo do trato digestivo, tal como a malva e outras plantas anteriormente no blog. E por falar nas folhas, a observação cuidada destas revela a sua forma que a um coração se assemelhasse. Daí uma pista que nos deixa esta árvore, tentado comunicar-nos das suas virtudes medicinais.

Falo do coração, mas a flor de tilia tem uma maior afinidade com o coração emocional. É um óptimo calmante, aliviando estados nervosos e de tensão, oferecendo conforto emocional a quem dele necessite. Para além de combater estados nervosos e de ansiedade a tilia é ainda uma opção eficaz para acelerar o desenvolvimento de estados febris relacionados com gripes, resfriados etc. Por serem diaforéticas, as flores da tileira, ajudam a abrir os poros da pele, libertando toxinas via sudação.

Como preservar

De uma forma ou de outra é sempre bom ter uma mão cheia de tilia seca no nosso armário dos chás! A melhor forma de secar as flores de tilia é à sombra num dia de calor, para que a sua secagem seja rápida. Devem ser colhidas as flores jovens e abertas. As flores mais escuras, já com a cápsula das sementes formada, devem ser descartadas. Com as flores pode também fazer xarope, licores, geleia e até tilia macerada em mel. Esta última sendo das melhores iguarias para ter sempre à mão no inverno. O mel macerado pode também ser usado para adoçar outras infusões de ervas, espalhando assim o amor de tilia por toda a sua casa.

 

Produtos relacionados

Abraço Floral

Abraço floral – Spray vibracional 50 ml
Uma sinergia de óleos essênciais e remédios florais, cuidadosamente preparado para situações de stress na vida, quando tudo parece desabar à nossa volta. O abraço floral oferece forças para seguir em frente, como se de um abraço real se tratasse. Apazigua o corpo e alma, quando a fadiga toma física ou emocional toma conta de nós.

Com óleo essêncial de tília e essência floral de tojo, entre outros…

Encomendas por mensagem ou email, clique aqui –  50 ml – 12 eur.