Três receitas com Urtigas
Dia 2 de Maio, dia das urtigas, e por isso cá estão elas uma vez mais no nosso blog. Se pretenderem saber mais sobre as suas qualidades medicinais, já abordadas aqui no blog, sigam este link.
Uma vez que temos a pandemia a desafiar o nosso modo de vida, onde alguns bens alimentares podem quiçá escassear, toda a planta selvagem comestível é uma bênção à nossa dieta.
As urtigas são de uma versatilidade incrível; sendo mesmo consideradas uma das melhores plantas para a saúde humana. Elas podem ser usadas tanto como medicina ou alimento. A sua composição é extremamente rica em diversos minerais como o cálcio e o ferro, assim como vitaminas A e C. A urtiga torna-se assim um poderoso tónico na Primavera, época na qual a planta é mais rica em ferro. O seu teor em ferro é conhecido por ajudar a “construir” o sangue, dando um ar rosado e mais saudável às pessoas mais pálidas. Promovendo a vitalidade enquanto combate a letargia.
Como colher urtiga?
Use luvas para o fazer se a picada das urtigas o incomodar demasiado. Para o efeito devem ser colhidas as urtigas jovens ou apenas a partes de cima mais tenras, antes da floração. Estas serão depois usadas, frescas nas sugestões apresentadas mais em baixo. No entanto, se pretender guardar para infusão, pode secar à sombra. Quando estiver bem seco, guarde na sua dispensa num frasco ou lata limpos. Dessa forma terá sempre urtigas à sua disposição
Bolo Vegano de Urtigas
Ingredientes:
- 600 gr de farinha de trigo
- 250 gr de açúcar
- 15 gr fermento em pó
- 5gr bicarbonato de sódio
- raspa de um limão.
- 2 colheres de sopa de vinagre
- 250 ml de óleo de girassol
- 500 ml de bebida vegetal (soja, aveia ou amêndoa; em último caso pode usar água)
- 3-4 punhados de folhas jovens frescas de urtiga.
Modo de preparação: Pré-aquecer o forno a 180 ºC, forrar o fundo de um tabuleiro rectangular ou quadrado com papel vegetal. Reservar. Pesar todos os ingredientes secos e reservar. No copo da varinha mágica colocam-se as urtigas e a bebida vegetal; triturar muito bem. Juntar o preparado das urtigas, assim como os restantes líquidos à mistura dos ingredientes secos. Misturar vigorosamente até que a mistura fique homogénea. Espalhar a massa sobre o tabuleiro. Levar ao forno pré-aquecido cerca de 25 min.
Pesto de Urtiga
Ingredientes:
- 100 gr de avelãs ou amêndoas tostadas
- 2 punhados de urtigas tenrinhas frescas
- sal e azeite q.b.
Modo de preparação: Para tostar as avelãs ou as amêndoas pode colocá-las num tabuleiro no forno por alguns minutos, ou então no fogão numa sertã de ferro também por alguns minutos. Tenha atenção pois podem queimar com muita facilidade. Elimine algumas peles que possam estar soltas.
No processador de alimentos coloque todos os ingredientes com um pouquinho de azeite. Vá triturando e adicione mais azeite de necessário até obter uma textura de paté. Rectifique o sal e volte a tritura para que fique bem misturado. Guarde no frigorifico até uma semana, numa caixinha hermética ou num frasco limpo. Use para barrar pão, tostas, torradas etc. E não se preocupe que o paté não pica!
Sopa de Urtigas
Lamentavelmente não possuo uma receita especifica para a sopa de urtigas. Pode, no entanto, adicionar urtigas à sua sopa de legumes base. É especialmente saborosa com uma base de batata, cebola e aipo.
[…] Bolo vegan de urtigas […]