Praticas EcológicasSaúde & LarSaúde infantil natural

Deixai as crianças sujarem-se!

By 3 de Agosto, 2019 No Comments
Deixai as crianças sujarem-se

Deixai as crianças sujarem-se!

Um artigo publicado por um cientista de microbiologia num jornal de medicina em New England, abordava a temática da corelação entre germes e o sistema imunitário das crianças. O estudo acabou por concluir que a maior parte das exposições são inofensivas. Da mesma forma que concluiu que essas exposições na prática fortificam o sistema imunitário das crianças. A melhor forma de o fazer: Deixai as crianças sujarem-se!

De acordo com Dr. Gilbert, o cientista que levou a cabo este estudo, as células neutrófilas que combatem as infecções nos nossos corpos tornam-se pró-inflamatórias quando não estão a desempenhar nenhum papel. No fundo as células ficam “aborrecidas” quando estão “sem nada para fazer”…  O que acontece é que ao sermos continuamente expostos a pequenas quantidades de germes, esses tais mecanismos de defesa vão “tendo algo para fazer”. Esta situação evita assim situações de resposta inflamatória explosiva aquando o corpo é exposto às ameaças esporádicas.  A tal resposta explosiva pode então estar na origem de vários problemas como a asma, eczema, ou mesmo até algumas das alergias e intolerâncias alimentares.

Deixai as crianças sujarem-se!

Vivemos num mundo em que cada vez mais protegemos os nossos filhos de tudo. Isto é, quase por instinto protegemos as nossas crianças de tudo o que seja sujidade. E deste modo privamos os mais pequenos de certas vivências e experiências que depois terão consequências nefastas na sua saúde.  Na vida quotidiana existem muitos comportamentos que podem ajudar os seus filhos a desenvolverem mecanismos de defesa fortes. Como resultado estas servirão de bases sólidas de saúde para a vida; pode custar a habituar-se, mas a saúde dos seus filhos agradecerá!

 A regra dos 5 segundos

É um mito urbano. A saber, existem microrganismos que se agregam a certas coisas em milésimos de segundo. De qualquer forma, a menos que você deixe cair, o que seja, numa área onde considera ter um alto risco de patogénicos extremamente perigosos, então não há risco para o seu filho. É provável que em todas as nossas casas modernas seja praticamente impossível a existência desses tais patogénicos de alto risco…

A chupeta que caiu

Muitos dos pais apanham a chupeta, colocam na boca e devolvem à criança. E esta será a forma mais saudável de o fazer. Há também um estudo que o veio comprovar isso mesmo. Crianças, cujos os pais praticavam este tipo de limpeza express de chupeta, vieram a desenvolver menos casos de asma e eczema. Para além de apresentarem uma saúde mais robusta no geral.

Os produtos anti-bacterianos e desinfectantes

Na maioria dos casos é totalmente desnecessário o uso deste tipo de produtos. Recorrendo ao tradicional sabão e água morna. Este será o melhor dos métodos para limpar a criança sem potenciais efeitos nefastos no seu sistema imunitário, e saúde em geral. Portanto, método mais do que suficiente para lavar as mãos depois de brincar lá fora.

Brincar na rua, sujar-se

Aqui está a melhor forma para expor os seus filhos a germes inofensivos e que muito contribuem para o fortalecimento da sua saúde em geral, assim como potenciam a construção de bases fortes a nível do seu sistema imunitário.  Deixe os seus filhos encherem-se de terra! Rebolar na erva, saltar nas poças de água! E no final, dispense as tais toalhitas desinfectantes, e recorra ao sabão tradicional.

E com tanta brincadeira na rua, não se esqueça de que uma alimentação equilibrada, rica em vegetais e frutas da época, assim como cereais integrais, é também um factor importante na criação de bases sólidas, para uma saúde plena, sem chatices.

            E como dizia o Raul Solnado, “Façam o favor de serem felizes”, aproveite o sol e vá para a rua com as crianças!