Ervas medicinaisSaúde & Lar

Milefólio – Achillea millefolium

By 6 de Junho, 2019 No Comments
alchillea milefolium
A História

Conta a história que a mãe de Achilles o mergulhara de cabeça num banho de infusão de Milefólio logo após este ter nascido. Este ritual serviria para proteger Aquilles para a vida. Mais tarde durante a guerra de Tróia consta-se que Achilles tenha usado Milefólio para tratar os seus soldados feridos em batalha. Estancando hemorragias, desinfectando e cicatrizando ferimentos etc. Em virtude do sucesso alcançado com o uso desta planta, Achilles acabou por dar o seu nome ao milefólio. Deste modo o nome Latim ou científico desta planta é Achillea (Achilles) millefolium (mil folhas).

Desde os tempos mais antigos o Milefólio tem sido inegavelmente prestigiado pelo seu uso no tratamento tanto males físicos como espirituais. De tal forma que algumas culturas anglo-saxónicas usavam o milefólio como amuleto de proteção, e ferramenta das artes divinatórias.

A Erva dos militares

A nível do corpo físico, o milefólio é conhecido pelas nossas gentes como “mil em rama” ou “erva dos militares”, entre outros nomes. O nome “erva dos militares”, em particular, terá as suas origens na história do próprio Achilles. Esta planta é muito prezada pelas suas qualidades vulnerárias (que cura e cicatriza feridas) assim como a sua incrível capacidade de coagulação arterial. É por isso uma planta indispensável no caso de cortes e feridas. É também eficaz em problemas de pele, devendo ser aplicado externamente sob a forma de infusão, emplastro ou pomada.

Milefólio & a saúde da mulher

Internamente, o milefólio, tem a particular afinidade para tratar a mulher. Como resultado ele é reconhecido por trazer alívio a dores menstruais, assim como regulador do ciclo menstrual. É ainda prezado por parteiras como ser uma grande ajuda durante o trabalho de parto e pós-parto. A grande concentração de taninos presentes nesta erva medicinal dá ao milefólio as suas qualidades adstringentes que fazem desta uma grande escolha na hora de parar hemorragias. As parteiras faziam por isso uso regular do milefólio e bolsa de pastor para prevenir o sangramento excessivo pós-parto.

Um óptimo sudorífero

Ainda internamente, o milefólio é também um poderoso sudorífico tornando-se assim um grande aliado no que toca ao combate de febres, constipações e gripes. Quando tomado em chá quente ou na forma de banhos de imersão quentes esta planta tem a capacidade de relaxar a pele e abrir os poros. Facilita assim via suor a eliminação de toxinas pela pele.

Essencia floral do milefólio

A sociedade das Essências Florais (FES), aconselha o uso da essência floral do milefólio, em particular o rosa, para pessoas sensíveis. Devendo-se ao facto do milefõlio estar associado ao chakra da raíz, e aos sentimentos de segurança e estabilidade. O milefólio rosa é ideal para pessoas que não possuem um sentido saudável de barreiras e auto-confiança. Muitas das vezes a pessoa acaba por se envolver em relações desequilibradas, dando demasiado de si. O que se traduz no esforço de querer resolver a todo o custo os problemas das outras pessoas, para que não tenham de sofrer com a dor alheia. Acontece que, muitas das vezes os indivíduos com o perfil do milefólio rosa cresceram em famílias caóticas e abusivas. Sem o suporte adequado não desenvolveram um sentido do eu próprio, e de auto-confiança saudável.

Por outro lado o milefólio rosa tem também afinidade com o chakra do coração. Pois ele é capaz de criar barreiras energéticas emocionais, protegendo contra detritos emocionais alheios. A essência floral do milefólio rosa dá-nos a capacidade de abrir o coração, enquanto nos sentimos protegidos. Ajuda a sentir compaixão sem nos sentirmos vulneráveis. Em relação à família o milefólio rosa pode ajudar a curar feridas de gerações em relacionamentos de ambos pais e filhos. E ainda emoções e traumas passados através da linhagem de família.

Identificação e colheita

O milefólio deve ser colhido por esta altura do ano, em plena floração, para depois ser rapidamente seco à sombra. É uma planta vivaz, de aroma forte, que pode crescer até um metro de altura. Prefere solos arenosos e leves, e cresce em relvados, bosques pouco densos, à beira de estradas e caminhos, e é por vezes cultivada em jardins. As pequenas flores brancas ou rosadas sorriem ao sol por volta desta altura do ano. As folhas, essas possuem vários recortes, dando origem ao nome milefólio. Deve ser evitada durante a gravidez e amamentação. Evitar o seu uso em crianças pequenas pois pode causar irritações.