IridologiaTerapias Holisticas

Iridologia – Uma janela para a alma

By 15 de Maio, 2019 Outubro 3rd, 2019 No Comments
Diversidade da iris humana

Iridologia – Uma janela para a alma

            Com certeza já ouviu dizer que “os olhos são o espelho da alma”. A iridologia, um método alternativo de diagnóstico, vem comprovar isso mesmo. Em cada olho existe uma porção colorida que circunda a pupila à qual chamamos de íris. Esta parte do olho confere as cores que reconhecemos primariamente a olho nu, é única em cada pessoa. Em outras palavras o o azul, verde e castanho dos olhos.  Em todo o mundo não existe uma única íris idêntica à nossa. Não falo só da cor mas também da sua morfologia.  As íris dos olhos reflectem não só a soma de todas as experiências e vivências das nossas vidas, mas também factores hereditários adquiridos através dos nossos pais biológicos.

“É mais importante saber que tipo de pessoa tem uma determinada doença, do que saber que doença tem uma determinada pessoa.”

            Os Iridologistas, enquanto terapeutas holísticos, defendem que os tratamentos de saúde devem ser definidos vendo o paciente como um todo. Tendo em consideração desta forma informações relevantes que possam ter sido determinantes na vida do paciente. Como dizia Hipócrates, o pai da medicina “é mais importante saber que tipo de pessoa tem uma determinada doença, do que saber que doença tem uma determinada pessoa”. Daí a iridologia ser uma prática holística*, no sentido literal da palavra.

“Consegue ver todas as minhas doenças?”

            Uma das questões que habitualmente os pacientes me colocam no inicio da consulta é “consegue ver todas as minhas doenças?”. Não. Não é bem assim. Ainda que a Iridologia seja potencialmente usada como método de diagnóstico, o meu papel enquanto iridologista é verificar os pontos fortes, e os pontos frágeis da constituição do paciente. Embora alguns sinais presentes na íris de determinada pessoa possam indicar a que esta seja mais susceptível a certas doenças, não quer dizer que estas se venham a manifestar. Por isso cabe ao Iridologista saber orientar o paciente da melhor forma. Transmitindo com efeito ferramentas que ajudarão a cuidar o corpo. Quer a nível físico, emocional ou mental de forma a contornar possíveis problemas de saúde.

A saber, as tais ferramentas ou protocolos medicinais passam por mudanças de estilo de vida, dieta, ervas medicinais entre outros métodos de cura natural. Relembrando de que estes métodos variarão sempre de pessoa para pessoa.

A Iridologia reconhece a singularidade de cada individuo

A Iridologia reconhece a singularidade de cada individuo, e o poder de que cada pessoa possui para gerir e cuidar da sua própria saúde. As suas íris pertencem-lhe, e o mundo de informação nelas contido só a si lhe diz respeito. Ainda que consulte um Iridologista qualificado, as informações que lhe serão dadas terão de ressoar consigo. Só assim poderá contextualiza-las na sua vida. Só assim poderá implementar hábitos e mudanças que poderão ter impacto positivo na sua saúde.

* Práticas holísticas – Práticas integrativas. Este ramo de terapias, geralmente de carácter natural, tem como filosofia a integração do ser humano no meio que o rodeia. Saúde é um estado de plenitude, entre a mente, o corpo, e as nossas emoções.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.