Terapias Holísticas – “Mente sã em corpo são”
Já ouviu falar em Terapias Holísticas? A saber, este ramo de terapias, de carácter natural, tem como filosofia a integração do ser humano no meio que o rodeia. Portanto, a saúde é um estado de plenitude, entre a mente, o corpo, e as nossas emoções. Assim sendo a doença não se manifesta ao acaso. Existe sempre um motivo por de trás de cada maleita. Muitas vezes, na vida da pessoa, existe um padrão emocional negativo que de tanto ser repetido acaba por se materializar no corpo físico.
Surpreendentemente, com esta informação em mente compreendemos mais facilmente como funcionam as terapias holísticas. Estas procuram actuar em todas as áreas da vida do paciente. Tome o seguinte exemplo: Se lhe dói uma perna a medicina holística não lhe vai tratar a somente a dor na perna mas sim procurar o porquê da dor. Vai procurar consequentemente a raiz do problema. Visto que a raiz do problema não é erradicada, e continua antes a ser atenuada recorrendo a fármacos, jamais solucionará o problema. Este tipo de situação pode muitas vezes agravar o problema e fazer com que este tome proporções mais graves com o decorrer do tempo.
A falta de tempo nos dias que correm
Nos dias que correm, e com o ritmo estonteante a que se vive na nossa sociedade, a maior parte das pessoas não tem tempo para pensar no seu bem-estar enquanto ser holístico. Refeições pobres, comidas de uma forma apressada. Ritmo desgastante casa-trabalho, muitas vezes exacerbado pelos deveres familiares… Já para não falar nas relações pessoais tóxicas, tudo pesa no seu bem-estar. Apesar do impacto das nossas escolhas diárias se reflectir no nosso estado de saúde, a maioria das pessoas opta por ignorar os sinais do corpo. Estes sinais funcionam como as luzes no painel do carro, indicando que algo não está bem.
O que muitas vezes acontece com a medicina convencional e os seus fármacos, sendo isto tema em detalhe para uma outra rubrica, focam-se somente na parte física do paciente. A medicina Convencional não procura a origem do problema. Problema esse que muitas vezes pode ter tido a origem num padrão emocional negativo ou uma necessidade negligenciada.
As nossas experiências de vida manifestam-se na nossa biologia
Como? A energia gerada pelas nossas emoções influencia a formação de células e tecidos no nosso corpo. Criando como resultado uma linguagem emocional capaz de transmitir todo o tipo de informação de acordo com o nosso estado de espírito. Deste modo a nossa constituição corporal torna-se fruto da soma das nossas experiências de vida. Desde a sua infância até aos dias de hoje. Com o decorrer da vida, a nossa saúde física transforma-se na prova viva das nossas forças e fraquezas; dos nossos receios e das nossas esperanças.
Ao interiorizar esta informação percepcionamos de que a cura é um processo que parte da nossa própria vontade. Como seres responsáveis, não devemos entregar cegamente a tarefa da cura das nossas maleitas a médicos ou terapeutas. Deste modo, assumir uma atitude passiva em relação ao tema da nossa própria saúde deixa-nos vulneráveis. Inegavelmente inconscientes â verdadeira causa por de trás do problema.
Da próxima vez que tiver um problema de saúde questione-se: “O que está mal na minha vida”? “Porque será que me dói aqui ou ali?”. Lá bem no fundo todos nós sabemos o que está mal nas nossas vidas, mas infelizmente muita força de vontade é requerida para mudar. Só nós nos podemos mudar a nós próprios; médicos e terapeutas convencionais não fazem milagres.